segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Jeaulous

Todos nascemos para amar. E esta é uma razão que eu convenço-me a cada dia. Ninguém é excessão.Todos somos abençoados com este dom...com esta calma. Amar é ótimo. Claro, existe uma vastidão de sentimentos que permeiam o ser humano e quando se ama...existe outros, sentimentos, que se perpetuam por dentre a alma...por dentre os sonhos e por dentro do cérebro. O ciúmes é tão excepcional quanto o amor. Não sei se chega a tanto, mas é tão forte que é capaz de destruí-lo. Dependendo da intensidade que assume em uma relação, a destrói completamente. Pisoteia. Esmaga. Deturpa. E desintegra qualquer resquício do que possa sobrar. O ciúmes se em altas doses com toda certeza vai destruir o seu destino, o seu caminho por aqui. Quem ama cuida. Quem ama tem ciúmes, e isso é inerente a alma e ao coração humano e jamais vou negar. Ninguém, nesta vida, conseguirá me dizer, e nem provar, que o ciúmes é somente relacionado a doença. Não.  E é este que defendo aqui hoje. Existe o ciúme bom, aquele que é dosado...aquele que é provocado com sorrisos e dito, maravilhosamente, para reforçar o laço do amor. Para demonstrar que importa, e que se está disposto(a) a lutar se algo ameaçar perder. O ciúmes se dosado de forma exata até reforça o amor. Todavia, é uma balança de ouro. E menos do que seu pensamento sabe, muito menos, pessoas, conseguem chegar a dose certa. Talvez seja, um desatino sem inteligência ou uma poesia sem leituras. Não sei. Todavia, o ciuminho é gostosinho. Se deliberado com atenção e com prestação de amor. O ciúmes...se elucidado no momento certo, na quantidade certa e no tempo certo só vai gerar sorrisos e não maldizeres. Brinde sua relação. Externalize o que sente, sem excessão e prove a si mesmo em que estágio está. Cuidado para não externalizar aquilo que prejudica. Alguns precisam de ajuda. E precisam ainda mais, quando acham que não precisam. Te asseguro.

Por, Dan

39 comentários:

  1. Oi Dan! Mais um texto surpreendente sobre o amor. E que visão bela sobre o ciúme... Por mais que digam isso ou aquilo sobre esse sentimento, ele vem com o "pacote" do amor. Impossível não senti-lo! É, realmente, um modo de balancear os sentimentos. Só não pode, realmente, ser exagerado ou prejudicial. Você tem uma visão fantástica sobre esse sentimento tão complexo e controverso. Agradeço imensamente suas visitas, elas me alegram. Beijos poéticos em seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tu descreveu muito bem, o ciúmes dosado pode ser algo gostoso para ambos.Pois isso mostra uma forma de proteção.
    Quem Ama cuida e tem "ciuminhos".sr

    Bjus Dan!

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com vc Dan, disse tudo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Dan... Meu Doce Amigo!

    Lindo texto... linda maneira de definir e sentir o ciúmes! Pena ainda não ser assim a forma da maioria entender esse sentimento que como bem definiu a Nathy, pode significar "proteção".

    Parabéns pela escrita!
    Linda noite... e uma semana de luz e paz!
    Sua e sempre
    Sil

    Ps: Amo o "doce" da sua acidez! Bjo.

    ResponderExcluir
  5. E os psicopatas? Por DEFINIÇÃO eles são INCAPAZES de experimentar qualquer emoção, INCLUSIVE o amor.

    ResponderExcluir
  6. Ciúmes é uma coisa boa, desde que na dose certa. Se for exagerado, é doentio. Se for de menos, é descaso...

    Abraços, Dan! Boas festas!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc. =)
    Ciúme é bom, mas n pode ser exagerado, tem que ser dosado, ele realmente pode destruir relacionamentos...

    ResponderExcluir
  8. É verdade.. principalmente quando 'não' achamos que precisamos... e procurar ajuda e saber que é preciso ser ajudado é um ato de amadurecimento..

    Te desejo um ótimo Natal..
    Estou de férias, teremos novos posts no D'lírios, nos visite..#

    Cheiros nossos #

    ResponderExcluir
  9. Dan,
    Desejo a você um Natal feliz e um Ano Novo,cheio de oportunidades.Obrigada por ter compartilhado,sua amizade comigo em 2010.
    Boas energias,os 365 dias de 2011
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Você tem razão Daniel, todos nós estamos em busca do amor, mas as vezes ao encontrarmos não sabemos bem o que fazer, o que deveríamos ter todo cuidado em não exteriorizar, exteriorizamos, e quando a pessoa que estamos é compreensiva, tudo bem, mas quando não é tudo acaba... Triste não é?
    Acho que estamos precisando mais é de pessoas mais compreensivas e realmente dispostas a amar.
    Sigo teu blog com prazer.

    ResponderExcluir
  11. Dosar é sempre difícil. Confesso que muitas vezes exagerei na dose, mas é só assim que alcançamos um patamar equilibrado, um pé na razão, outro na loucura.

    Bjs meu lindo e um Feliz Natal pra ti!

    ResponderExcluir
  12. Bem Dan... confesso que sou uma pessoa bastante ciumenta. COM TUDO! Amigos, objetos pessoais, amores, familia... UASHUASHUASHUSAHUSA'

    Mas eu acho que meu ciúme é natural, é bem saudável sim. Eu sei que o mundo não gira ao meu redor e que as pessoas não vivem exclusivamente em minha função, mas... A gente só tem ciúme do que a gente realmente gosta, não é?

    Texto excelente!

    Abração meu caro amigo Dan!

    ResponderExcluir
  13. Dan,

    já assisti, presenciei e trabalhei em casos onde o ciúme foi um desajuste terrível e até trágico. Acho difícil a dose certa. Sempre prefiro que não tenham ciúmes de mim, porque não sou ciumenta e confesso que posso até me ofender, dependendo da circunstância.Desde que nasci não lembro de ciúmes por qualquer coisa ou pessoa que tenha alguma importância significante para que lembre. O que demonstra não ser de natureza ciumenta. Mas sou muito bem cuidada e amada e correspondo há quase 30 anos. Não creio que ciúme é prova de amor. Acho que é um sentimento mais relacionado a paixão que não tem a duração do amor.


    PS: RE RE


    obrigada amigo. Re Re comentário: Pois é amigo, a vida dirá. Dependerá apenas deles. A duração é longa porque evidentemente eram demasiado jovens quando começaram a namorar. Formaram-se há pouco tempo e estão trabalhando " o ganha pão" bastante satisfatório, graças a Deus, é que poderão se casar. Um fato curioso que procede no que você diz : meu irmão namorou minha cunhada por 10 anos ( ela era muito novinha) . Casaram-se e não durou um ano. Na verdade não tinham maturidade ( termo que prefiro usar ao que diziam todos e alguns interferiram demasiado. Creio que gostavam de viver ao modo deles, o que não era bem compreendido rsrs). Em compensação, foram os melhores amigos um do outro até a morte dele, a qual ela ainda sente demasiado até hoje.

    Beijos com carinho. Natal Feliz junto aos que ama.

    ResponderExcluir
  14. Dan...

    Aguardo em paz pelos ventos que irão trazer vc para meus braços! E em um só abraço... irei fazer um laço... que me prenderá a vc para sempre! Ligados por essas palavras... sintonizados pela mesma melodia... eu espero por ti!

    Quem sabe iremos a Itália juntos... brindar com vinho a alegria de nossa amizade!

    Amo-te... intensamente!

    Sua e sempre
    Sil
    Com amor

    Ps: Você aflora em mim... o que talvez... eu tenho de melhor: AMOR

    ResponderExcluir
  15. Dan...

    Quando desejar entre em contato comigo por e-mail.

    Será uma alegria imensa ter vc mais perto!

    sileneneves20@gmail.com

    Bjo
    Sil

    ResponderExcluir
  16. Precioso e Sublime Amigo de Bem:
    Um texto delicioso que nos remete para o encanto literário. Fabuloso.
    Escreve com o coração enorme e gigante.

    Lindo de mais.
    Feliz Natal em família. Tempo de paz e tranquilidade.
    Adorei.
    É um estimado amigo sincero.
    Abraço amigo de respeito e estima.
    Com admiração constante pelo seu talento enorme.

    pena

    Bem-Haja.
    Um maravilhoso e excelente Natal. Merece por completo.
    Adorei.

    ResponderExcluir
  17. Meu querido amigo,
    Como é bom passar aqui, mesmo que seja só de vez enquando. Com certeza no ano seguinte eu passarei mais vezes.
    Adoro suas palavras em meu blog.
    Adoro o jeito gostoso e amoroso com que escreves.
    Sobre o ciúmes vc está certo, ele é tão necessário quanto o amor. Dizem que amor demais vira doença, obsessão ou sei lá o que. Da mesma forma o ciúmes. Ele, equilibrado é o que dá sentindo à relação.
    Vi o post anterior a esse também. Apenas reforço a ideia de que já não existe mais modelos perfeitos que seguem à risca um padrão, assim como as crianças de hoje já se deparam com um universo muito mais conectado com seus mundos fazendo experiências que as tornam mais perspicazes logo cedo, nosso universo adulto portanto, requer de nós astúcia e sabedoria, não sem amor, sem serenidade e ternura.
    Adorei ver sua foto. Seu olhos refletem a pessoa especial que és.
    Te deixo um bju com ternura, desejando feliz natal e feliz 2011.
    Jay

    ResponderExcluir
  18. Dan,
    Penso que o amor tem que ser livre.
    Desejo a todos os seus e a você, um Natal de fé, com muitas alegrias, rodeados de todos que ama e uma ceia farta de amigos.
    Que Papai Noel lhe traga tudo de bom que você pediu e, mais alguma coisa boa que você esqueceu.
    Que Deus o abençoe e o acompanhe sempre e
    Que o espírito natalino encha os nossos corações.
    Um Feliz Natal e Boas Festas!
    Um grande abraço, com muito carinho e um super 2011.

    ResponderExcluir
  19. Dan, menino, moço notável e amigo.

    Excelente descrição sobre o ciúmes.
    Sem sombras de dúvidas és show no que escreves.Parabéns!Ah,Dan!sou ciumentinha sim.É natural sentir ciumes,como tudo no limite é sim,saudável.

    Bem,vim aqui para agradecer o carinho que deixou no som do coração durante o ano.
    Sei que não somos visitantes totalmente assíduos,porém isto é independe,suas visitas é honra no som do coração de IT.
    Obrigada!

    Boas Festas e um Feliz Ano Novo.
    São os meus votos.Beijos sinceros ♥

    ResponderExcluir
  20. Dan,
    Por acaso passeando em outros blogs descobri que hoje é seu niver e voltei aqui pra te desejar muitas felicidades sempre! Muito amor, paz, realizações e tudo de bom q vc merece.
    Bju
    Jay

    ResponderExcluir
  21. Cara, é incrivel como me sinto bem quando leio suas palavras. É como se fossem inspiração pra sempre escrever e manter a minha idealização sobre as coisas e sobre tudo que acontece ao meu redor. Creio eu que esse ano foi um ano que aprendi demais comigo mesmo, com minha mente.. sei que consegui chegar muito mais além do que eu imaginava até então. Fico muito lisonjeado com seus elogios.

    Fiquei sabendo que hoje é seu aniversário. Aniversário sempre é uma data especial, então, espero que tudo dê certo pra você e que na sua vida, sempre haja prosperidade, paz e esperança que te mantenha no caminho certo. Mesmo longe, parece que essa nossa amizade é de anos e isso me deixa muito mais feliz. Você merece tudo de bom. Um grande abraço,

    Pedro

    ResponderExcluir
  22. O Natal chegou. Com ele nossas esperanças, nossos novos sonhos. Que nossas esperanças estejam sempre vivas, e que nossos sonhos tornem-se realidade. E que neste Natal o amor, a fé e a esperança estejam presentes em cada um de nós, que a cada novo dia do ano que está para começar estejamos iluminados. Feliz Natal, para você e a todos os seus familiares.

    Beijos no coração.
    Miss Simpatia.

    ResponderExcluir
  23. Daniel,
    passei aqui rapidinho pra te deixar um feliz natal especial.
    Que Deus te proteja te dando muitas alegrias amanhã e sempre!

    Beijos

    Iram

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pelo carinho já demonstrado, cara. Sempre virei por aqui. Gostei muito do post também. Concordo com tudo o que você disse. Ciúmes é uma faca de dois gumes. Precisamos saber usá-lo.
    Feliz Natal! :D

    ResponderExcluir
  25. Eu preciso.. Eu não tenho sorte no amor!! Bju!

    ResponderExcluir
  26. Hey.. o ciuminho é gostoso sim e natural, eu acho. Concordo quando você diz ser saudável na dose certa. Muito bom post. Agora toma vergonha na cara e vá comentar no meu blog! HAHAha.


    ~Até 2011. Boas festas.

    *DB*

    ResponderExcluir
  27. Dan, meu querido amigo,

    Quem envolvido pelo amor tem a lucidez da medida exata? Complexo, meu amigo.

    Quero te desejar uma bela noite de Natal, com amor e fraternidade.

    Bjão

    ResponderExcluir
  28. Olá, meu caro!

    Escreveste a mais pura verdade! Tbm concordo que o ciúmes é como o tempero do amor, na medida certa, poderá ser muito saboroso...

    Passei aqui para agradecer a tua visita e amizade em meu espaço em 2010 e te desejar um Feliz Natal e um 2011 de muito sucesso, paz e amor para vc e todos os seus.

    Parodiando Mario Quintana, minha vida está nos poemas, os poemas que posto são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão.

    Que Deus abençoe a você e aos seus e que você sinta toda alegria de poder estar ao lado das pessoas que você ama. Lembre-se, o mais importante de tudo é amar, pois quem ama supera tudo e é sempre mais feliz!

    Abraço!

    _______________☆
    _____________☆★☆
    ____________☆★ ★☆
    __☆_☆_☆_☆_★ ★ ☆ ☆ ☆ ☆☆
    ____☆★ ★ ★ _____ ★ ★ ★☆
    _____☆★ ★ __,,★,,,__★ ★☆
    _______☆★ __( ◡␣◡) __ ★☆
    _____☆★ ★_ (")..(") __★ ★☆
    ____☆★ ★ ★ ______ ★ ★ ★☆
    __☆_☆_☆_☆_★ ★ ☆ ☆_☆_☆☆
    ____________☆★ ★☆
    _____________☆★☆
    ______________ ☆

    ResponderExcluir
  29. Olá Amigo Querido...

    Aqui... ja é Natal! São 00:03... Não vim por isso! Sinceramente não gosto de Natal! Faz tempo já! Agora todos dormem em minha casa. E os vizinhos fazem suas "algazarras"...! Natal com funk! Pode???

    Então... vim porque senti saudades... e uma vontade imensa de estar perto de ti. Vim ver sua face... sempre tão doce esse seu olhar! Muito de mim tem por aqui... acho que por isso sempre venho. Deve ser minha veia conectada a sua existência... tão nobre!

    Vim... simplesmente buscar vc em suas linhas... suas sábias palavras e dizer que sou feliz por ter vc em minha vida e agradeço por isso.

    A ti... deixo os meus mais doces beijos e ácidos carinhos.

    Sua e sempre
    Sil
    Perto de ti...

    ResponderExcluir
  30. Fico lisonjeado com seus posts e comentários no meu blog. De todo modo, isso me faz sempre ter esperança naquilo que faço, muito obrigado por passar tal força pra mim. Então, queria te desejar um Ótimo Natal e um próspero Ano Novo, de verdade. Espero que cada sonho seja realizado. Um grande abraço,

    Pedro

    ResponderExcluir
  31. Verdade, todos nos nascemos para amar. é um decreto que a vida nos dá, nos condena, nos julga. agente se torna o ofensor, ou a vitima do amor... é bom, é ruim. uma maravilha oscilada.

    lhe convido. a visitar o meu blog.
    www.iandeee.blogspot.com
    Feliz Natal para você. paz, amor, e união.

    ResponderExcluir
  32. Alguém disse: Te amo doce amiga... e assim será para todo sempre!

    Ficam as palavras soltas no ar: Amo-te também... ácido amigo e que assim seja pela eternidade que existe entre nós.

    Sua e para sempre
    Sil
    Com amor

    Ps: Feliz aniversário... atrasado, perdoe-me.

    ResponderExcluir
  33. Olá Dan,

    Nobre amigo, sempre sábias suas palavras. Como diria minha mãe, "Tudo demais é veneno". O ciúme é o medo, a insegurança e tudo isso é bom, como colocaste, nos faz cuidar mais daquilo que é importante. Sempre devemos atentar para controlar (o instinto) e não ser controlado.
    Agradeço os votos e a atenção que dispensa ao meu espaço. Desejo que tenha um ano novo cheio de realizações e que Deus lhe dê sabedoria para continuar escrevendo cada vez melhor!

    Abraço,

    Thiago

    ResponderExcluir
  34. Se por um lado o ciúmes doentio é ruim, a ausência dele é igualmente ruim. Já escutei de uma amiga reclamar que seu namorado não tinha nenhum ciúmes e ela se incomodava muito com isso. Resultado, a relação entre eles nem foi muito para frente.

    Feliz Ano Novo!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  35. Passando para dizer que tem dois selinhos no meu blog para você, beijos!

    http://ameninaquesacudiapalavras.blogspot.com/p/selinhos.html

    ResponderExcluir
  36. Ciúmes não é sentimento, é perturbação!
    Gostei muito do blog!
    Um novo ano de paz e inspiração pra ti, Dan.
    Bjo

    ResponderExcluir
  37. Amigo Dan,

    Um Novo Ano Feliz sob todos os aspectos pra voce e os seus. Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  38. "Talvez seja, um desatino sem inteligência ou uma poesia sem leituras. Não sei."

    Concordo. E você, sempre perfeitinho com as palavras.

    Sempre, o meu poeta!

    ResponderExcluir
  39. Não tenho bom histórico com ciumes, fato...

    Mas por incrivel que pareça, eu e ela continuamos amigos.

    Fique com Deus, menino xará Dan.
    Um abraço.

    ResponderExcluir