domingo, 10 de abril de 2011

O pensamento humano



O que faz o pensamento humano? Quão grande é, a capacidade humana de guardar sentimentos. Se você pensa que é somente no coração que os homens guardam sentimento, tu erras. Porque na cabeça também há lugar para eles, mais precisamente nas lembranças. É abominável o que ocorreu no Rio, na região de Realenga. O garoto atirou a esmo, sem escolher, apontando e matando garotos e garotas. Um amigo de escola, disse que ele era motivos de chacotas. Nada justifica o erro. Portanto, só quero deixar aqui um ponto esclarecido: Verifique, espione e observe o ambiente ao seu redor, sem desconfiança, porque senão você endoidece. Mas, com atenção, verifique os sentimentos das pessoas. Eu realmente estou triste com esse fato e juntamente com a nossa presidente, lamentei e lacrimejei quando ela lançou as palavras ao público. Mesmo agora, ainda choro. Crianças que foram ceifadas de suas vidas tão brutalmente, sem motivos, levadas no braço de nosso pai. O rapaz que matou, será perdoado por nosso Pai celestial. Todavia, hoje, ainda é cedo demais pra dizer que estou no clima do livro "A cabana" em que isso deve ser entendido e perdoado. Talvez um dia, quando minha alma chegar em um estado superior. O paralelo que eu sempre teço é com os pais das vítimas, os sonhos e os planos que antes eram realizados. Escolas, acho melhor começarem com os detectores de metais: porque alunos silenciosos é o que mais existem em nossa sociedade. E um dia, quem sabe daqui há milênios eu saberei uma parte do que as pessoas pensam.

31 comentários:

  1. Uma tragédia, uma tristeza mesmo, Dan. Um grande abraço, bom domingo :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que nunca poderemos saber o que se passa pela cabeça do ser humano.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo.. Acho complicado julga. Nada justifica o que ele fez, mas talvez tinha uma raiva reprimidada.. Não sei, é difícil julgar.. Sorte.. Gostei do texto!

    ResponderExcluir
  4. Ele nao matou sem escolher, ele perguntava se eram virgens, e matava somente as virgens. Sabe-se la porque...

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani,
    Uma tragédia, um sofrimento. 12 mortos e 190 milhões de luto. Agora mesmo estou vendo um debate sobre o caso e não se chega a uma conclusão.
    Que essas crianças estejam nas mãos de deus.

    Beijo Dan, fique bem e bom inicio de semana

    ResponderExcluir
  6. Também te estou seguindo,

    meu caro!

    Abraço transatlântico.

    ResponderExcluir
  7. Oi, poeta querido! Compartilho da sua indignação, mas, sem tomar partido, podemos ver que parte dos transtornos psicológicos desse rapaz se deu a uma vida cheia de humilhações feitas por outras pessoas que estavam ao lado dele, pessoas que deviam ser seus amigos, seus companheiros. Não o defendo, é como dizem "nada justifica", mas acho que a sociedade deve tentar entender que todos os atos, bons ou ruins, podem trazer consequência ao outro, de forma positiva ou negativa. É como ouvi hoje: devemos amar o próximo como a nós mesmos, então como pensamos no que queremos para nós, deveríamos pensar o que vamos proporcionar aos outros. Suas palavras me encantam, independente do que escreva... Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  8. Ah, querido. Todos lamentamos. É uma enorme raiva. Os cariocas estão inconsoláveis. Só se fala nisso por aqui, né. Mas é vida que segue... o importante é não deixar acontecer mais.

    ~> Um enorme abraço. Saudades de você no meu blog.

    *DB*

    ResponderExcluir
  9. Bem Dan,
    Acho que ninguém conseguirá um dia entender os sentimentos de outras pessoas, pois sentimentos não mantém fórmulas. Quando a gente menos espera, estamos sentindo algo pela pessoa que menos esperamos e isso mexe demais com o nosso dia a dia, com a nossa vida e até mesmo com tudo que a gente faz. Sempre que venho aqui, me sinto muito bem porque guardo suas palavras como se fossem um tesouro. O que acaba, mais tarde, fazendo o meu dia ser muito melhor.
    Dan, queria que você soubesse que, mesmo longe, te considero como um amigo meu. É bom saber que posso contar com você e é ótimo ler suas palavras que me encorajam todos os dias. Gostaria de poder passar um dia inteiro com você, conversando e vendo como é sua vida. Em todo caso, me sinto bem, em saber que posso diminuir essa distância graças ao blog. De toda forma, peço-lhe desculpas pela minha ausência. Problemas pessoais tomaram conta de mim nesses ultimos dias. Queria te deixar o meu abraço e desejos de uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. a prova de que a preversidade humana é infinita.

    ResponderExcluir
  11. Querido Dan,

    Estamos todos de luto...Poucas palavras para o muito que está no peito, doendo...

    Beijos com carinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Compartilho da lágrima e de todos os sentimentos que um episódio assim nos faz ter. Pra mim, o episódio foge das questões de segurança e de saúde. Me vem como um alerta a família e a educação. Como estamos criando e educando nossas crianças? Quais serão os reflexos futuro do que proporcionamos e oferecemos hoje? Falta o olhar o outro com os olhos da essência, falta o aparato psicosocial como parte primordial dos investimentos em educação....de resto, é só lamentar e chorar a tragédia!

    Gostei de poder ler e escrever sobre o assunto Moço, bjs e até a próxima!

    ResponderExcluir
  13. Dan...!

    Vim falar da saudade que sinto! Da falta que vc me faz! Vim falar dos dias sem vc! Dos dias sem vir aqui!

    Como está tudo! Como vai a vida Querido e Ácido Amigo!?

    Te adoro e te amo sempre!

    Sil

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho poucas e grosseiras palavras a dizer com relação ao que aconteceu...

    Esse mundo está podre! Vivemos um período de decomposição social e não há nada que possa evitar. A tendência é a completa ruína e submissão mundial,infelizmente.

    Não há razões que isentem a culpa daquele animal selvagem, mas também não há razões que excluam a culpa da sociedade num ambito geral. Ela (a sociedade) o formou.

    Uma coisa leva a outra; e cada um se justifica pelo que lhe acontece de ruim. Então... todos somos egoístas, falsos moralistas, todos ansiamos pela (nossa própria e exclusiva) justiça e todos estamos errados por pensar assim.

    Foi uma visão pessoal minha. E eu compartilho da sua indignação Dan.

    Grande abraço! Saudades de vc.

    ResponderExcluir
  15. Dan querido,

    É óbvio que trata-se de um caso de demência e isso é realmente difícil de se localizar. Acho é que, infelizmente, a população precisa ficar mais atenta e exigir a quem de direito maior segurança na rotina da vida.
    Estamos todos desolados.
    Bjão e bom fds

    ResponderExcluir
  16. Um fato triste e lamentável, onde crianças inocentes pagaram não se sabe pq...nada justifica o o ele fez.
    Vc tem razão, precisamos estar mais atentos as pessoas ao nosso redor...estou indgnada tanto qto vc.

    bom domingo!

    beijos mil!

    ResponderExcluir
  17. Sublime Amigo:
    Por vezes, o pensamento humano falha em actos terríficos, duros e cruéis.
    Um jovem tanto pode ser repleto de simpatia como cruel. Tem as duas facetas.
    Quando a revolta interior é gigante "atira" sem escrúpulos. Já passei por essa idade, já vesti a pele deles.
    Brilhante lição de vida que nos dá.
    Já registei no meu Livro da Vida que trago sempre no bolçso das calças.
    Parabéns. Dá que pensar na segurança dos nossos jovens e crianças puras.
    Abraço ao seu génio notável.
    Com respeito pelo que conecbe de maravilhar na análise fabulosa que faz do acontecido.
    São pais e mães que choram.
    Sempre a admirá-lo pela sua magia como expõe as situações de imensa preocupação, agressividade e os assuntos pertinentes do dia-a-dia. De forma DIVINAL!

    pena

    ResponderExcluir
  18. O que faz o pensamento humano?Boa questão, amigo.

    Excelente Semana Santa para si e para quem (o) ama.

    ResponderExcluir
  19. Dan meu querido, realmente foi uma tragédia.
    Tudo isso nos abala e muito.
    No quesito segurança, em todos os lugares nos sentimos inseguros com a violência a solta em cada esquina.
    Mas o que aconteceu no RJ naquela escola foi terror. Não tenho palavras para descrever aquilo viu?

    Dan amei tua visita, é muito bom te ter pertinho.
    Beijo lindo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  20. É, mano, a tragédia aconteceu perto de minha casa e conheço alguns pais que perderam seus filhos. O ocorrido vem como produto da degradação humana; ou melhor, da humanidade no ser humano. Inversão de valores, falta de amor... O homem precisa voltar para dentro de si e ter um encontro com a criança perdida no tempo... Abç!

    ResponderExcluir
  21. As pessoas não conseguem entender seus pensamentos e nem seus sentimentos, talvez seja aí que esteja seus piores problemas pessoais e de auto-estima. Em todo caso Dan, queria te agradecer pelas lindas palavras deixadas em meu blog. Sinto, muitas vezes, a sua presença na minha vida como se fosse um amigo antigo, um irmão de outra vida. Seria bom que todas as pessoas conseguissem ter a personalidade e o caráter de falar o que sentem da mesma forma que você. Um grande abraço Dan, estou sempre presente. Com carinho,

    Pedro.

    ResponderExcluir
  22. eu fico pensando no meio em que esse sujeito foi produzido...que por sinal o fez atirar na mesma escola que ajudou na sua constituição enquanto sijeito...eu só consigo pensar em RESPEITO, vamos respeitar as pessoas em suas singularidades, mais do que criar biotipos para querermos encoixá-las...todos somos tão peculiares...e há alguns tão frágeis que não aguentam rejeição...ele errou, mas ele é humano, como qualquer um de nós...a linha é muito tênue entre o suportável e o insuportável...eu só penso em RESPEITO.

    ResponderExcluir
  23. Há atos que não se explicam, que não se justificam... este é um deles! È muio triste que existam pessoas assim...
    Beijito.

    ResponderExcluir
  24. Oi Daniel,

    Sempre singular o modo como você se expressa. Achei interessantíssimo o teu post e me fez lembrar algo que escrevi há pouco tempo: "perdoar a esquecer é uma ilusão" e certamente não em seu sentido literal. Eu acredito que o perdão exista, mas não acompanhado de tais lembranças, que evocam muitas evzes, sensações desprazerosas. Aquele mal-estar que o Freud falava.

    Um abraço, bom feriado prá ti. :)

    ResponderExcluir
  25. Oi meu anjo! Saudades dos seus post's! Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  26. "Se não houve frutos, valeu a beleza das flores;
    se não houve flores, valeu a sombra das folhas;
    se não houve folhas, valeu a intenção da semente."
    Feliz Páscoa,com boas energias,paz,saúde!
    um abraço fraterno,
    Mari

    ResponderExcluir
  27. Olá Daniel!

    Obrigada por comentar sempre em meu blog, é muito válido as coisas que me escreve. Obrigada! =)

    É o que me pergunto todos os dias, "O que faz o pensamento humano?" ... Todos os dias nos deparamos com aquilo que consterna cada vez mais o nosso modo de viver e de encarar a Vida. Mas se há Vida, ainda pode existir esperança!

    A Vida está aí, para ser intensamente vivida por nós, nós que ainda iremos mudar o mundo! É uma batalha indeterminável, mas tenho certeza de que conseguiremos gritar e fazer com que todos saibam o que é o amor entre as pessoas e principalmente, o que é o respeito.

    É isso, Daniel, o que faz o pensamento humano... Ao menos, o que deveria fazer: amor e respeito mútuo.

    Tudo de bom e até mais ver!

    Beijo,
    Évelyn

    ResponderExcluir
  28. Passando prá desejar uma FELIZ PÁSCOA, com
    muito amor e paz no coração.

    beijos...Mariz

    ResponderExcluir
  29. Oi amigo,

    Vou linkar vc em linha lista de blogs favoritos.
    Bjs !

    ResponderExcluir
  30. Olá Dan!

    Meu Doce e Amado Amigo!

    Venho derramar a saudade que sinto de ti... de tuas visitas... de teu aproximar tão ácido! Vim dizer que me faz falta seu carinho... sua presença!

    Aguardo por ti... venha me dizer como estás! Como andas sua vida... seus projetos e por onde seu coração pulsa agora!?

    Tenha um domingo de paz... e dias de muita luz em seu caminho!

    Adoro-te... Amo-te... sempre e sempre...

    Sil

    ResponderExcluir
  31. Oi Dan, concordo com você, nada justifica o erro, atualmente nossa sociedade é tão desigual que incentiva essas ações, o que é no mínimo triste...

    Parabéns por seus textos!

    Beijokas

    ResponderExcluir