domingo, 17 de julho de 2011

A experiência



Estes dias fui fazer uma prova e li alguns textos interessantes que retratava a velhice e o novo papel das pessoas mais experientes em nossa sociedade. Li algumas barbaridades e relatos, bem como percebi alguns filmes que foram lançados, onde as pessoas após um certo tempo de vida colocam seus pais e avós em casas de repouso porque acreditam que aquilo seja o melhor para eles. Pois bem, mas melhor para quem? Para os pais ou para os filhos? Muito confortável para alguém que foi criado, 10, 20, 30 e alguns até mais que isso pelos pais, e um belo dia quando sua família está composta vivendo a fase matura, delegue ao pai e a mãe um segundo lugar: a casa de repouso, ou o famoso asilo. Algumas pessoas já me questionaram dizendo a falta de paciência, ou ao mesmo a não especialização para tratar de assuntos sobre a velhice. E eu sempre refuto dizendo que a pessoa tem em suas mãos o maior remédio, que é a dedicação, o carinho e o amor de filho. Só por você ter sido carregado 8, 9 meses no útero de alguém, já é motivo para um agradecimento eterno e indelével. Caso você pense que o fim dos seus pais será o asilo, pergunte a si mesmo se é isso que você gostaria que os seus filhos também fizesse com você, te impedindo de vivenciar festas e respirar o ar familiar da liberdade. Hoje, muitas pessoas mesmo aos 80 anos são muito ativas e exercem o papel de líder familiar. Mas, este papel tem mudado diversas vezes para um ser incômodo, que atrapalha. Ou seja, de líder patriarcal, o idoso tem passado a ser um impecilho para a sustentação da família sendo colocado em ambiente tipicamente confortáveis para sua idade. Percebam, quando se faz isso com alguém que dedicou grande parte da vida a você, seu caminho será tão ou mais tortuoso quanto o dele, porque os ensinamentos são repassados com ações. Viva e deixe os outros viverem também com liberdade e consideração. Escolha.

Por, Dan.

24 comentários:

  1. Dan,


    São muitas as humilhações que passam os idosos também no seio familiar. A consciência do que você diz no texto é fundamental para o resgate da dignidade dos idosos. Que haja mais amor nas famílias!


    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dan,

    já estava com saudades de vc.

    *

    vc tem toda razão sempre digo q cuidar dos pais é uma obrigação, pois cuidaram de nós a vida toda e sempre q precisamos tivemos o colinho amigo.

    sou contra colocar em asilo, ou casas de repouso, pessoas q fizeram tudo por nós.

    Dan, vi em uma reportagem q agora já existe a 4 idade, ou seja os idosos estão vivendo mais tempo e com melhor qualidade de vida, tomará q continue assim pois merecem toda dignidade e respeito.

    Adorei o texto!

    Com carinho te deixo um enorme beijo!
    Mariz

    ResponderExcluir
  3. Dan.
    Amei ler esse texto.
    Muito bem tecido e espero que muitos reflitam em cima de tuas palavras.
    Parabéns amado.
    *
    PS:Queria te agradecer pelas palavras carinhosas, e que tanto me emocionaram.
    Tenho mesmo um carinho por cada um de vocês e queria mesmo ter mais tempo, para visitar com sempre. Mas o estudo e trabalho me deixa exausta e por isso algumas vezes visito com menor freqüência.

    Mas saiba amigo, mesmo assim o carinho é imenso.
    Dan você é um moço bem bacana.
    Obrigada!
    Beijinho.
    *
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Que texto magnifico. É uma reflexão que muitos deveria ler. Os idosos são as pessoas que deveriam ser mais respeitados,a maioria sofrem por falta de cuidados. Adorei ler seu textos, e voltarei sempre pra te ler um pouco. Um abraço !

    ResponderExcluir
  5. Daniel, estou cintigo meu caro. Já falei muito sobre esse assunto é acho que é de uma crueldade sem limites colocar um pai ou uma mãe num asilo. Abç.

    ResponderExcluir
  6. Dan
    Que bom ter a oportunidade de ler seus textos, são de uma partiicularidade incrível, uma beleza e simplicidade ímpar..
    Estou retribuindo a visita e te seguindo com muito prazer..
    Espero ter mais tempo pra visitar-te
    Parabens pelo Blog

    abrçãoo

    ResponderExcluir
  7. "Meu coração tem o preço de um vintém, da moeda desconhecida, tem o amargo do limão, tem o dom, e o tempo..."
    que lindo, isso

    ResponderExcluir
  8. Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais.
    A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
    Pelo tema, Dan!
    Abraços meu querido e tenha uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  9. parabéns DAN,muito lindo seu texto,que maravilha...bjos.

    ResponderExcluir
  10. Amei o post e concordo contigo, acho um absurdo o que cada um faz com os idoso.. Saudades! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Dan,

    Saudades daqui e dos seus post's magicos.
    Lindo o qwue voce escreveu. Os idosos merecem todo
    respeito e carinho. Mas as vezes nem sempre o que vemos é isso. Seu texto é uma bela reflexão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo seu texto, como humanos e racionais que somos, temos muito que aprender no que se refere aos relacionamentos, independente de qual seja, companheiro, amigo ou familiar, temos de ser mais humanos e mais humildes.

    ResponderExcluir
  13. Dan.
    Feliz dia do amigo.
    Obrigada por tua amizade.
    *

    Beijinho amado.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Ae brow feliz dia do amigo pra voce também e eu acho que realmente deveriamos dar mais valor aos ditos "velhos" pois muito do que temos hoje devemos a eles terem lutado e conquistado

    ResponderExcluir
  15. Todos temos o direiro de viver livremente...seja qual for a nossa idade ou estatuto social!
    Beijito.

    ResponderExcluir
  16. Dan,


    O Blog da Michele mudou de nome e caminho. Com pseudônimo agora:

    Michele Santti
    http://michelesantti.blogspot.com/

    Igualmente o Twitter
    @MicheleSantti

    FaceBook
    facebook.com/michele.santti

    e E-mail
    michelesantti@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá querido Dan!

    De fato, senti a sua falta. Sei como é essa Vida... Às vezes pensamos não teremos tempo nem de respirar. A nossa juventude é assim, somos assim... Temos que enfrentar muitos obstáculos para conseguirmos vencer.

    Lindo e magnífico texto. Algo muito real... Tudo o que aprendemos devemos aos sábios, aos mais velhos. Infelizmente nós jovens temos um impulso muito grande de pensarmos que temos que fazer a nossa própria Vida... Mal sabemos que o fato de estarmos aqui, com Vida, devemos aos nossos antecedentes. Um dia também seremos mais sábios... Mas que tal entendermos isto agora? O carinho e a dedicação de toda uma Vida, somente isso, já explica tudo, o que e a quem devemos deixar seguir com liberdade.

    Tudo de bom para você e até mais ver!

    Beijo,
    Évelyn

    ResponderExcluir
  18. Grato pelo seu incitamento.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  19. Dan,
    Em primeiro caso, é preciso destacar que em toda nossa vida estamos aptos a viver diretamente com escolhas. Escolhas que vão trazer consequências que, direta ou indiretamente, terão algum sentido e algum porque no nosso dia-a-dia e em tudo que fazemos para mudar o que realmente somos (ou o que pensamos ser). As escolhas são fundamentais para a formação de caratér e de personalidade, fortalecem ideias e acima de tudo, ensinam. Uma escolha mal feita produz um erro que pode ser prejudicial a uma série de acertos que vinham sido exercidos.
    Particularmente, eu não teria coragem de deixar meus pais em um asilo ou algo parecido. Eu fico pensando que, com 18 anos, meus pais já fizeram tanta coisa para/por mim que se eu deixasse eles de lado, seria a mesma coisa de falar que não sinto mais nada por eles, que o meu amor é menor. Uma pessoa adulta, em sã consciência, nunca deixa seus pais de lado porque sabe o valor imenso que isso tem na vida delas. É a mesma coisa de tentar viver sem ar. Não existe essa possibilidade.

    E Dan, eu fico feliz por você ter voltado a escrever. Espero que essas férias apenas tenham fortalecido a pessoa amiga que você sempre foi para mim. Através de suas palavras consigo retirar tudo de bom que possa existir, fazendo com que elas ajam como chaves para um tesouro desconhecido, porém longíquo. Muito obrigado por ser esse amigo, mesmo que distante sabe que pode contar comigo. Estou aqui para tudo!
    De seu amigo,

    Pedro

    ResponderExcluir
  20. muito obrigado pela sua visita e palavras. seu blog é uma maravilha e os textos são ótimos. grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Um tema que gosto muito. Na faculdade tive a oportunidade de estudasr mais detidamente sobre o envelhecimento e até de acompanhar alguns trabalhos om idosos, foram experiências tão únicas. A respeito dos asilos, é um assunto bastabte desafiador que desencadeia vários pontos de vista. Achei muito louvável o que você comentou, o movimento de tentarmos nos projetarmos no lugar do outro pode ser muito favorável, no entanto acredito que existam famílias incapazes de promover um lugar bom, agradável e eguro ao idoso, de modo que um outro lar possa ser pensado enquanto possibilidade. Mas tudo seria uma questão de se deter a algumas necessidades específicas, em cada contexto.

    Que ótimo que você voltou! teus pensamentos e críticas são sempre edificantes.
    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  22. Genial Amigo:
    Revela neste fabuloso texto um humanismo enorme e sublime de respeito pelos mais idosos.
    Os meus sinceros parabéns. Sabe, pessoas como VOCÊ, notável amigo, rareiam imenso nos nossos dias. É, por isso, que é gigantesco e extraordinário nos actos e atitudes.
    Também tenho uma pessoa idosa em casa que guardo e respeito no meu coração.
    Transcende de beleza e pureza. Os seus sentimentos são enormes e lindos.
    Excelente!
    Abraço amigo ao genial ser humano que é e significa para todas as pessoas.
    Bem-Haja, pela simpatia para comigo.
    Sempre a admirá-lo


    pena

    ResponderExcluir
  23. Oi, querido Dan! Quanto tempo! Que saudades dos seus incríveis textos! Esse assunto é tão delicado e tão importante... Eu trabalho em um hospital e de vez em quando alguém quer abandonar um idoso por lá, e eu fico horrorizada. Por mais trabalho que dê, sendo um ente querido, ele merece toda a nossa atenção. Um texto magnífico e de profunda reflexão. Um beijo carinhoso, belo poeta!

    ResponderExcluir
  24. No essencial, concordo contigo. Na maioria dos casos os filhos colocam os pais nos lares por comodismo.
    No entanto, há casos em que a melhor solução, mesmo para o idoso, é um lar.
    Caro amigo, bom Domingo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir